A música está presente na história da humanidade desde o início, alguns dizem que ela surgiu até mesmo antes da evolução que deu origem ao homo sapiens! Antes imprescindível para a sobrevivência na natureza, a música desenvolveu-se através dos tempos até se transformar em uma arte, que, mais do que provocar os mais diversos sentimentos, representa um pedaço da personalidade de cada um de nós.
Quando bebês, os seres humanos balbuciam de forma a se comunicar. Isso acontece porque as cordas vocais ainda não estão completamente desenvolvidas. Assim como os bebês, os hominídeos do passado não tinham cordas vocais desenvolvidas, isso leva crer que os sons ritmados, o que é a música, essencialmente, já existiam há bastante tempo e eram utilizados estritamente para se comunicar. Como acontece, inclusive com outros animais, como as aves e os primatas em geral.
A primeira vez que um hominídeo utilizou um objeto para produzir sons, mais de 200 mil anos atrás, talvez tenha sido por acidente, mas abriu uma porta que nunca se fecharia. Produzir sons ritmados passou a ser um grande recurso de comunicação, quando ainda não existiam línguas e a linguagem primitiva não bastava para transmitir tudo o que nossos ancestrais desejavam. O ser humano surgiu cerca de 50 mil anos depois da música e levou os sons ritmados para os mais variados usos desde espantar predadores, passar conhecimento, transmitir desejos, crenças, dominância ou passividade sobre seus pares, até o uso da música para puro e simples entretenimento.
Assim, os humanos utilizaram a música para se proteger e espantar predadores, depois como forma de organizar a caçada, determinando as ações do grupo perante a presa. O uso evoluiu gradativamente a ponto de nos fazer sentir emoções e sensações, desde alegria ou tristeza, até o desejo sexual, representando nossos desejos de uma forma, muitas vezes, mais real e eficiente do que a linguagem em si.
Benefícios para a saúde
A música não só foi melhorada pelo ser humano, como também o melhorou! Nosso cérebro e nossa saúde são impactados positivamente pelos sons ritmados da música.
Comunicação
Quem tem problemas para se comunicar e relacionar com as outras pessoas, pode encontrar na música uma forma de se comunicar. Funcionando com tempos e cadências diferentes da fala, a música permite uma forma alternativa de comunicação, ajudando a desenvolver habilidades sociais.
Memória
As conexões que nosso cérebro faz a partir de tudo o que recebemos do ambiente exterior são criadas a partir de nossas experiências. Cada música pode nos proporcionar um sentimento diferente e diferentes esforços de compreensão para nosso cérebro, afinal, cada som e ritmo pode nos levar a um lugar diferente em nossa mente. Todo este esforço de nosso cérebro em entender e conectar todas os sinais transmitidos pela música faz com que ele funcione melhor, fortalecendo nossas conexões cerebrais e potencializando nossa capacidade de memorizar as informações recebidas pelo mundo.
Dor e estresse
Escutar a música que você gosta é uma ótima forma de passar o tempo, diminuir o estresse e a ansiedade ou mesmo para diminui a dor de um machucado. Acontece que aquela música que você adora “distrai” o seu cérebro destes sentidos e sentimentos ruins, ativando áreas de comunicação e prazer. Assim, a música nos ajuda a escapar de situações estressantes com muita eficiência.
Autoconhecimento
Quando escutamos alguma música, mesmo que não gostemos dela, sempre conhecemos um pouco mais sobre nós mesmos, identificamos emoções, pensamos em coisas ou pessoas que nos fazem sentir de tal forma e relacionamos tudo de forma a compreender exatamente como nos sentimos, não somente com relação à música, com nós mesmos. São sensações completamente particulares de cada pessoa, mesmo que haja um consenso sobre um sentimento geral que uma música passa, cada pessoa tem uma reação diferente e particular em algum nível.
A música faz muito bem! Nasceu e cresceu se relacionando com os seres humanos e talvez seja a única forma de arte que não teve sua força questionada em nenhum momento, mesmo com todas as mudanças que atingiram o ser humano e o mundo nos últimos 150 mil anos. Coloque seu fone de ouvido e aproveite o mundo impressionante dos sons e ritmos sempre que possível e sinta o poder da música!
Nenhum comentário