Com as condições do mercado brasileiro e internacional está cada vez mais interessante expandir seu negócio para outros países. Inclusive para empresas de pequeno porte! Apesar disso, muitos empresários desistem da internacionalização antes mesmo de tentar achando que o processo é muito complicado e acabam perdendo grandes oportunidades.
Existem várias formas de atingir clientes no exterior, seja abrindo uma filial em outro país ou apenas exportando seus produtos e serviços utilizando a internet como ferramenta. Você pode começar a fazer seu planejamento ainda hoje. Veja alguns passos.
Planeje e crie metas
Antes de se aventurar em novos mercados, é muito importante entender algumas questões: “Por que expandir?”; “Serei competitivo naquele mercado?”; “Como posso adaptar meu negócio?”. Ter as respostas para estas perguntas é crucial, não adianta sair por aí e investir tempo e dinheiro em um mercado sem o mínimo de conhecimento.
Entenda o seu objetivo antes de expandir seu negócio e trace suas metas rumo ao objetivo final. Dedique um tempo à coleta de informações. Depois, busque fechar suas primeiras vendas no mercado e, após isso, comece a procurar distribuidores para conseguir aumentar o volume de vendas. Assim, passo a passo, você começa a se estabelecer no outro mercado, sem pisar em ovos. Este passo a passo vale para qualquer negócio: informe-se, crie clientes – sua demanda – e entregue seu produto ou serviço da forma mais eficiente e lucrativa possível.
Realize
Para se informar sobre o mercado no qual deseja se inserir, contrate uma consultoria, visite o país e a cidade onde deseja iniciar suas atividades internacionais e faça questão de conhecer de perto tudo o que envolve potenciais clientes e o que acontece de diferente em seu segmento naquele local.
Converse com outros empresários que já atuam naquele país e entenda o que eles praticam ou praticaram comercialmente para conseguir se estabilizar em outro país. Quanto maior o know-how, menos erros você, como empreendedor, irá cometer.
Tenha recursos
Antes de se aventurar em outro país, seu negócio tem que estar saudável financeiramente aqui no Brasil e você tem que preparar recursos para serem usados nesta nova empreitada sem que isso signifique desesequilibrar o negócio já estabelecido em seu país.
Isso é muito importante, pois nenhum investimento tem garantias de resultados e você precisa ter estabilidade financeira e segurança para poder trabalhar em um novo projeto sem a pressão de ter que alcançar o melhor resultado para manter-se saudável financeiramente. É nestes momentos de pressão, e até desespero, que os melhores gestores e empresários acabam tomando as piores decisões.
Seguindo estes passos e trabalhando com inteligência e perspicácia você será capaz de levar seu negócio a um novo mercado, com novas oportunidades e um potencial de lucro expandido. Além, é claro de ter seus produtos e serviços valorizados em um nível completamente novo, para colher mais e mais frutos, inclusive aqui no Brasil!
Nenhum comentário