Você sabia que a lasanha surgiu originalmente na Inglaterra? É isso mesmo, apesar de os italianos terem desenvolvido as receitas de lasanha – e o nome – que conquistaram o mundo, o prato foi criado na corte do Rei Ricardo II da Inglaterra do século XIV! Existe até uma receita de lasanha no primeiro livro de receitas da Terra da Rainha.
No livro, o prato é batizado de “loseyns”, que soa mais ou menos como “lasan”. Na verdade, o nome lasanha vem do grego “lasanon”, que significa pote de quarto. Os romanos adotaram a palavra e a transformaram em “lasanum”, para denominar os potes de cozinhar que eram utilizados no império.
Como o império romano dominou toda a Europa, faz sentido um nome tão latino acabar aparecendo em um livro de receitas inglês. Toda essa globalização dos tempos da idade antiga e média foi muito importante para a criação e desenvolvimento da deliciosa lasanha que conhecemos hoje.
A lasanha primitiva era feita com camadas de massa sobrepostas e recheios com diferentes queijos, ainda no século XIII. À época, os europeus não haviam nem mesmo descoberto o tomate e os seus diversos usos. Porém, quando os italianos descobriram e começaram a usar a incrível fruta (isso mesmo, tomate é uma fruta!) em sua culinária, logo perceberam o quanto ela ficaria deliciosa em uma lasanha.
Surgiram então algumas das receitas de lasanha que hoje são tradicionais e fazem valer toda a fama da Itália como verdadeira criadora desta que é uma das iguarias mais emblemáticas e consumidas em todo o mundo!
Depois de tanta história, você deve estar com um pouco de fome, não é? Se estiver, ótimo! Porque agora vamos passar a receita de lasanha que mais marcou a história da culinária do jeitinho que os italianos gostam. Veja a receita da famosa Lasagne alla Bolognese.
Lasagne alla Bolognese
Ingredientes(4 a 6 porções):
– De 1/2 a 2/3 de um pacote de massa de lasanha;
– 1 cenoura grande fatiada bem fininha;
– 2 dentes de alho (corte ao meio e tire o fio verde);
– 1 galho de alecrim fresco;
– 1 punhado de salsinha picada;
– 1 folha de louro;
– 70g de manteiga;
– Noz moscada;
– 2-3 col. de sopa de farinha de trigo;
– 3 col. de sopa de parmesão ralado;
– 250g de carne moída;
– 100g de carne de porco moída;
– 1/2 copo de vinho branco seco;
– 2 cogumelos Portobello cortados em cubos;
– 800g de tomate italiano pelado;
– 1 litro de leite;
– 400g de queijo mussarela (você pode escolher se quer fatiado ou ralado);
– sal;
– azeite;
Modo de Preparo
Molho Bolognese
1º Em uma panela coloque uma boa quantidade de azeite, o alho, o alecrim e a folha de louro. Deixe o azeite pegar um pouco de sabor;
2º Adicione a cenoura aos poucos para não esfriar o azeite e logo depois, também aos poucos, a carne moída. Deixe por volta de 5 minutos, adicione o vinho branco e cozinhe até ele evaporar;
3º Adicione a salsinha e os tomates pelados. Vá amassando-os com uma colher de pau;
4º Mexa e fique de olho. Se secar coloque um pouquinho de água, acerte o sal e vá mexendo de vez em quando até ele chegar ao ponto (aprox. 30 minutos). Quando estiver pronto tire a folha de louro e o galho de alecrim;
5º Enquanto isso em uma segunda panela adicione um pedaço generoso de manteiga, deixe derreter e quando esquentar adicione os cogumelos. Eles vão sugar a manteiga e escurecer aos poucos. Se você achar que estão muitos secos coloque um pouco mais de manteiga. O cheiro é tudo de bom! Quando estiverem todos escurinhos coloque-os junto com o molho bolonhesa ou o molho branco.
Molho Branco
1º Em uma terceira panela derreta a manteiga, adicione 600 ml de leite. Agora precisamos colocar a farinha para o molho engrossar. Eu normalmente coloco um pouco de leite quente (uns 3 dedos) em uma xícara e adiciono parte da farinha pouco a pouco, mexendo bastante. Você vai ver o leite engrossar. Depois de bater bem jogue na panela do molho e comece a mexer;
2º Mexa bem e se vc achar que precisa de um pouco mais de farinha repita o processo anterior. Quando o molho estiver cremoso adicione a noz moscada (gosto de ralar na hora), um pouco de pimenta-do-reino e acerte o sal.
Montagem e cozimento
1º Pré-aqueça o forno a 180 graus;
2º Unte uma travessa refratária, coloque primeiro um pouco do molho branco e espalhe bem. Sobre o molho coloque as fatias de massa e por cima molho vermelho. Agora coloque o queijo mussarela. Sempre cobrindo toda a travessa. Continue nesta mesma ordem até os molhos acabarem (guarde molho branco para a última camada). Na última você coloca a camada de massa e cobre com o molho branco. Jogue parmesão ralado, mussarela ralada, e um fio de azeite;
3º Leve ao forno para assar por 45 minutos ou até dourar. Retire e sirva!
4º Bom apetite!
Nenhum comentário